top of page
Foto do escritorManual Pesquisa

Projeto de extensão finalizou filmagens de segunda microssérie de ficção


Repórter: Eduardo Haleks


Fotos: Pedro Alencar


Após a conclusão das gravações da segunda microssérie intitulada “Solo”, o projeto audiovisual segue para a etapa de edição. A microssérie é o resultado das atividades do projeto de extensão Roteirização, Produção e Edição de Microsséries (2022 - 2023).

Foram dois meses seguidos de gravação em pontos da Universidade Federal de Roraima (UFRR), bairros da capital e pontos turísticos como Parque do Rio Branco e Bosque dos Papagaios. Além disso, a microssérie “Solo”, diferente do primeiro projeto audiovisual que contava com novas histórias a cada episódio, abordará uma única trama, dividida em cinco episódios.

Segundo o coordenador do projeto de extensão, professor Simão Farias, a microssérie aborda a convergência entre a distopia das mudanças climáticas e a narrativa de indígenas LGBTQI+.


“Precisávamos tratar de uma temática indígena atual e optamos pelas temáticas das mudanças climáticas e da diversidade. O público vai estar diante de repercussões individuais e coletivas de impactos das mudanças climáticas no nosso estado, possíveis de acontecer em alguns séculos, da mesma forma como ilhas do Oceano Pacífico podem desaparecer a qualquer momento por conta do aumento do nível do mar”, ressaltou o coordenador.

A história conta as aventuras de um jovem indígena que durante efeitos turbolosos das mudanças climáticas na Amazônia, recebe a missão de entender o que a natureza deseja transmitir. Thiago Santos, acadêmico de jornalismo da UFRR, interpreta o protagonista e fala sobre a importância da temática para ele e para a sociedade.

“A temática é de grande importância para a sociedade, pois vivenciamos cada vez mais os efeitos das mudanças climáticas no nosso dia-a-dia, e eu achei um máximo esse convite de interpretar o protagonista, pois foi bem legal fazer as gravações e é algo novo para mim, já que eu nunca tinha realizado um trabalho assim. Também adorei a representatividade LGBTQIA +, o que é algo difícil de se ver em um projeto universitário”, reforçou o acadêmico.


A microssérie também aborda a trama com teor de denúncia dos últimos acontecimentos na Amazônia, envolvendo a degradação ambiental e violação dos direitos dos povos indígenas. A acadêmica do curso de Jornalismo da UFRR, que interpretou a personagem Xamã, Lilian Morais, ainda reforça a preocupação do roteiro com as narrativas míticas indígenas.


“É de grande responsabilidade, tive que passar uma mensagem muito importante em poucos minutos, mas com a esperança de que as pessoas pudessem ter a clareza do quão real é a gravidade das queimadas, incêndios, desmatamento das florestas. Além disso, me esforcei ao máximo para entrar na personagem de Xamã e dizer a realidade da situação representada na microssérie”, finalizou.

A segunda microssérie “Solo” contribui na aprendizagem de estilos audiovisuais na Amazônia brasileira envolvendo temáticas indígenas e ambientais. As filmagens envolveram professor, técnico administrativo, estudantes bolsistas e voluntários nas funções de diretores, elenco e produtores, no total de dez participantes. O lançamento está previsto para ocorrer em março de 2023.


Sinopse da segunda microssérie “Solo”


Os rios da Amazônia se formaram com o degelo natural da neve dos Andes no Peru. O tempo passou, a terra se reformou e deformou. O grandioso Monte Roraima sofreu um impacto sem previsões. Os povos indígenas seguem lutando por sua Casa e um jovem recebe a missão de entender e resolver os clamores da natureza e do planeta.  Um longo caminho de descobertas e coragem surge sob seus pés.
55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page