Evento aborda os alertas da última conferência do clima a comunicadores, ativistas e pesquisadores
Por: Eduardo Haleks
As mudanças climáticas têm prejudicado cada vez mais o equilíbrio do ecossistema terrestre e amazônico. Para ajudar a reverter esse quadro, o grupo de pesquisa Mídia, conhecimento e meio ambiente: olhares da Amazônia (UFRR/CNPq), promove o evento Perspectivas da COP 2021, nos dias 07, 14 e 21 de junho.
As sessões de debates abordam a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 (COP 26), com a participação de pesquisadores e representantes de movimentos sociais do estado de Roraima, da Amazônia e do Sul do país.
O objetivo dos encontros é debater os alertas do relatório da COP26 em relação à atualidade e às perspectivas das mudanças climáticas. Segundo o coordenador do grupo de pesquisa, Simão Farias, o relatório contém informações emergenciais e engaja comunicadores sobre o tema.
“A preocupação com a comunicação dessas mudanças convoca comunicadores e jornalistas a encarar os desafios da missão de informar e ajudar a salvar o planeta e a humanidade”.
Para Silvia Marcuzzo, da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA) e uma das palestrantes, é necessário que os comunicadores estejam atentos às gravidades das mudanças climáticas, para uma melhor cobertura jornalística.
“Os meios geralmente cobrem pautas factuais, do dia a dia, quando as questões climáticas impactam a rotina das pessoas, mas geralmente é difícil as pessoas conseguirem acompanhar o que de fato está acontecendo com a natureza sem o foco do jornalismo”.
A missão da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 foi chamar atenção para a redução dos impactos ambientais. Segundo o pesquisador da EMBRAPA/RR e palestrante no evento Haron Xaud é preciso avaliar e discutir os tratados científicos.
“Pretendo revisitar os pontos mais importantes tratados na conferência, discutindo como as mudanças climáticas globais já afetam os campos ambientais, econômicos e sociais, e as principais recomendações para atingir metas de redução de Gases do Efeito Estufa no nosso país e no mundo”.
O evento vai acontecer no modo exclusivamente remoto, na disciplina Estudos de mídia e jornalismo do Programa de pós-graduação em comunicação (PPGCOM/UFRR), que trata sobre desinformação, fake news e negacionismo, e está previsto como atividade do projeto de pesquisa Negacionismo de danos ambientais e mudanças climáticas no cinema e no jornalismo (2022-2026), desenvolvido pelo grupo Mídia, conhecimento e meio ambiente: olhares da Amazônia.
Para obter mais informações, entre em contato através do e-mail pesquisamcmb@ufrr.br
Cronograma
Terças-feiras das 8h as 12h (horário Boa Vista) e 9h às 13h (horário Brasília)
07 de junho - Pesquisadores de meio ambiente
Mediador: Sewbert Jati (GERR)
Convidados: Haron Xaud (EMBRAPA) e Sineia do Vale (CIR)
14 de junho - Pesquisadores de jornalismo
Mediadora: Antônia Costa (CCOS/UFRR)
Convidados: Eloisa Loose (GPJA/UFRGS e NEJ/RS) e Simão Farias (PPGCOM/UFRR)
21 de junho - Ativistas ambientais
Mediadora: Vângela Morais (PPGCOM/UFRR)
Convidadas: Marielle Ramires (Mídia Ninja Amazônia) e Silvia Marcuzzo (RBJA)
Comentarios