top of page
Foto do escritorManual Pesquisa

Membro do grupo de pesquisa é aprovado no Mestrado do PPGCOM

Atualizado: 9 de jan. de 2023


- Sandeivyde Alves



O graduado em Comunicação Social da Universidade Federal de Roraima e Membro do Grupo de Pesquisa Mídia, Conhecimento e Meio Ambiente: Olhares da Amazônia, Willians Severino Dias foi um dos aprovados na Seleção 2022 do Programa de Pós-Graduação em Comunicação.


Ele ficou em segundo lugar na classificação geral do processo de seleção, e irá pesquisar um tema de jornalismo ambiental durante o mestrado, na linha de Estudos de mídia, Território e Processos comunicacionais.


Willians é membro do Grupo de Pesquisa Mídia, Conhecimento e Meio Ambiente: Olhares da Amazônia desde 2019. No grupo, ele trabalha com a representação jornalística de pessoas vulneráveis à degradação ambiental, em webreportagens locais.


Ele disse que a preparação para a pós-graduação se iniciou quando teve que escrever o seu Trabalho de Conclusão de Curso, e em conversa com seu orientador, Professor Dr. Simão Almeida, líder do grupo de pesquisa, decidiram estender essa discussão a respeito do garimpo na pesquisa do mestrado.


"Durante o processo de escrita da pesquisa, observamos a existência de uma policrise instalada, em virtude da atividade garimpeira. Neste sentido, houve uma nova conversa com o orientador do trabalho, para que eu pudesse propor ao PPGCOM/UFRR o aprofundamento dessa discussão. Então, podemos dizer que o pré-projeto avaliado pela banca de comissão de seleção do programa de pós-graduação começou a ser construído, há, pelo menos, dois anos".

O líder do grupo de pesquisa Simão Almeida disse que Willians têm o perfil de aluno pesquisador com um currículo de dois anos de pesquisa de Iniciação Científica, publicação de artigos e produção profissional.


"Um perfil acadêmico como de Willians, legitima a produção científica do grupo de pesquisa preocupado com questões ambientais e climáticas na Amazônia e no planeta. Ele é fruto e alimenta os esforços socioambientais do nosso grupo de pesquisa."

O Professor disse ainda que Willians é um orgulho acadêmico e científico também para a UFRR. E sobre o tema de pesquisa falou que: "Sua proposta de pesquisa se configura numa oportuna contribuição a respeito de nossos problemas ambientais contemporâneos que afetam tanto a natureza, quanto as comunidades tradicionais, indígenas, rurais e urbanas. A pesquisa traz luz científica ao panorama das múltiplas crises do garimpo na atualidade."


O mestrando vai trabalhar com a problemática do garimpo em Roraima em panoramas e perspectivas de fontes não oficiais no Webjornalismo.


"É comum, no noticiário local, a abordagem sobre a atividade garimpeira e seus efeitos. Nós vivemos em uma região que cresceu, em virtude dessa corrida do ouro, presenciado, fortemente, na década de 1980. Desde então, esse problema nunca deixou de nos afetar, provocando efeitos desproporcionais, sobretudo, em relação à população mais pobre. É, justamente, essa adversidade que será discutida na pesquisa", disse. E ainda acrescentou que considera que precisamos compreender a relevância que esses sujeitos têm, nas narrativas jornalísticas, devendo participar desse debate, não somente no que se refere ao webjornalismo, mas também no audiojornalismo, no telejornalismo.

A Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Lisiane Aguiar falou que um curso de mestrado ajuda a desenvolver pesquisas que compreendam essas especificidades ao mesmo tempo que dialogue com o fazer científico do campo da comunicação.


"Julgamos ser muito valioso um mestrado acadêmico em comunicação em Roraima, uma vez que temos no estado e na região amazônica uma série de especificidades e um campo de estudos e práticas comunicacionais muito férteis, que por vezes, é invisibilizado ou estereotipado. Produzir ciência a respeito dessas singularidades contribui em formar profissionais da área capacitados para compreender, dialogar e atuar na sociedade."

Sobre a importância de um mestrado em Comunicação na vida profissional de quem tem a função de informar a sociedade, o estudante aprovado disse que a pós-graduação não é apenas uma possibilidade de boa colocação no mercado de trabalho, mas também uma oportunidade de obter conhecimentos para que possamos informar com responsabilidade.


"Os últimos acontecimentos históricos, que presenciamos, como a migração venezuelana e pandemia da Covid-19, evidenciaram a importância de profissionais comprometidos com o que fazem, e essa compreensão também passa pela qualificação profissional e o debate, na academia, de assuntos importantes para o cidadão. Isso não é diferente, por exemplo, quando falamos sobre a exploração ilegal de minérios, problema recorrente, em Roraima".

Willians disse que as expectativas em fazer o mestrado na mesma universidade de sua graduação são as melhores.


“Fazer o mestrado já era um desejo, quando ainda não tínhamos o Programa de Pós-gradução em Comunicação na Universidade Federal de Roraima. Então, ter essa oportunidade de fazê-lo, aqui em Roraima, é uma satisfação, pois foi um trabalho árduo de vários pesquisadores, para que profissionais que vivem aqui, possam ter essa possibilidade, sem necessidade de se deslocar para outros locais do país”.


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page