top of page
Foto do escritorManual Pesquisa

Conheça o Manual de Cobertura Jornalística de Mudanças Climáticas em Roraima

Atualizado: 9 de jan. de 2023



O grupo de pesquisa Mídia, conhecimento e meio ambiente: Olhares da Amazônia (UFRR) lançou um Manual de Cobertura Jornalística de Mudanças Climáticas em Roraima. O foco é orientar comunicadores, jornalistas e veículos de comunicação que noticiam sobre meio ambiente e mudanças climáticas.

A pesquisa foi desenvolvida de 2019 a 2021, pelo professor Simão Farias e pelos acadêmicos bolsista Mairon Compagnon e voluntário Willians Dias do curso de Comunicação Social - Jornalismo da UFRR, com a participação de pesquisadores entrevistados, consultores e outros acadêmicos como colaboradores.

“O que motiva a gente é justamente pensar no panorama atual que já não é bom em relação aos efeitos climáticos, mas também orientar os jornalistas roraimenses a respeito do futuro, o que pode ser feito na cobertura jornalística para contribuir em relação à consciência da sociedade, das comunidades, contra as crises, os efeitos e a favor do enfrentamento das mudanças climáticas”, explica o professor e coordenador da pesquisa Simão Farias.

O Manual de Cobertura Jornalística de Mudanças Climáticas em Roraima é o produto final da pesquisa de dois anos realizada com o incentivo de bolsas do Programa de Iniciação Científica PIBIC/UFRR e Programa de Bolsas aos Estudantes Indígenas PROBEI/UFRR.

Parte do processo de elaboração do Manual foi em meio à pandemia de Covid-19 no formato remoto.


"Durante a pandemia nós estamos com todas as atividades acadêmicas e científicas remotas, então foi feita uma adaptação, em relação à disponibilidade de material bibliográfico. As entrevistas aconteceram por meio de webconferências, a orientação do bolsista e do voluntário também de forma remota", explica Simão Farias.

Segundo o agora Jornalista, Willians Dias, mais que apresentar consequências de uma ocorrência, é necessária a apresentação de soluções.

"Elas são importantes para que evitemos cometer os erros do passado e do presente. É preciso se desfazer de um apego exacerbado às fontes especializadas e oficiais, trazendo também para o debate as fontes não oficiais, especialmente, sujeitos mais vulneráveis, como os povos indígenas".

O jornalista Mairon Compagnon, explica a importância de ações que promovam mudanças, para ele o manual representa uma delas.

"Precisamos promover a partir de ontem, ações que modifiquem esse futuro distópico para o qual estamos caminhando. Então, acredito que o manual de cobertura jornalística tem essa função de auxiliar nessa mudança, primeiro porque ele visa ajudar os acadêmicos e os jornalistas que escrevem sobre as pautas ambientais".

Quem quiser pode ter acesso ao Manual por meio do link: https://manualdecoberturaj.wixsite.com/website-1/manualdecoberturajornalistica


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page