top of page
Foto do escritorManual Pesquisa

As melhores séries de ficção dos últimos três anos


Simão Farias Almeida



Contextos como pandemias são propícios para a gente parar a vida, refletir, se permitir a mudanças, talvez a curas e, a pandemia da covid-19, foi um momento em que eu aproveitei para assistir a algumas séries e temporadas de séries em plataformas de streaming. Então, eu fiquei atento a como as séries trabalhavam determinados gêneros ou hibridismos de gênero, às vezes em como transformavam um gênero em outro, é o que Robert Stam diz que uma narrativa às vezes aparenta se caracterizar por um gênero, mas, no fundo, desenvolve as características de outro, e isso é muito criativo e a série é uma narrativa que tem extensão para isso, trabalhar mais de um gênero, transformar gêneros.


Também fiquei atento a como determinadas séries atualizam alguns gêneros e isso também demonstra a criatividade de determinada série, e se as séries representam discussões contemporâneas mesmo, no caso, de distopias, de uma forma competente. Então, todo ano, nesses últimos 3 anos, eu fazia uma lista das 10 melhores séries, e eu também fazia um compêndio, no caso agora desse terceiro ano que termina como espectador de séries, eu fiz uma lista das 10 melhores séries do final de 2019 ao final de 2022, completando, portanto, três anos de espectador de séries de serviço de streaming.


Na lista de 2020, eu destaco as séries Anos luz e 1899 justamente por conseguir fazer um hibridismo de gêneros ficcionais, mas Anos luz aparecem em primeiro da lista porque além de conseguir trabalhar com ficção científica e drama, a série consegue criar uma narrativa subliminar, sobre a questão do tempo geracional, esse tempo que a gente vive junto, mas é vivido de forma distinta pela geração de idosos e pelos jovens. 1899 consegue trabalhar com drama histórico e ficção científica, mas tem a problemática da roteirista e do diretor, os mesmos da série Dark, de eles até conseguirem desenvolver as personagens dos protagonistas, mas, todavida, delimitam uma confusão, oferecem uma série de confusões em torno dos personagens secundários, tanto é que 1899 aparece na sétima posição de melhores séries assistidas em 2022, mas não aparece na lista de séries assistidas nos últimos 3 anos.


Outras séries na lista de 2022, elas se destacam porque atualizam gêneros tradicionais, e esse é o caso de Black Summer, que trabalha com gênero horror, o subgênero de zumbi, mas que tem o destaque na lista de 2022 porque, além de transformar a série em micro narrativas, os diretores criam títulos separando situações dentro da série e episódios, mas também porque Black summer é uma narrativa de zumbi que oferece uma leitura política e social da atualidade.


E tem as séries que não têm super produção como 1899, mas que oferecem uma leitura do cotidiano como Crashing, uma série do Reino Unido, que consegue trabalhar uma estética dramática ao mesmo tempo que desenvolve sua trama.


O gabinete de curiosidades de Guillermo del Toro aparece na segunda colocação da lista de melhores séries de 2022, porque Del Toro oferece uma aula de cinema através da produção, da montagem e dos cenários.


Um lobo como eu, série norte-americana, aparece na nona colocação, por conta de trazer um tema inusitado, fazer isso muito bem, ao mesmo tempo em que desenrola, de forma precisa, o drama em torno dessa narrativa inusitada. E Undone tem uma estética diferente porque transforma um filme gravado, filmado, em uma narrativa de animação e além disso tem uma pegada bem contemporânea em termos de agilidade na troca das ações dramáticas em contextos diferentes, inclusive levando em conta o caráter psicológico e sociológico.


TOP 10 - Em relação à lista das melhores séries de 2019 a 2022, algumas delas se mantiverem em suas colocações, pela maestria com que conseguem lidar, ao mesmo tempo, com narrativas históricas, distópicas e atuais, que é o caso da série O homem do castelo alto, sobre um tema tão sintomático no nosso tempo, que a gente precisa estar discutindo, e não imaginaríamos que a temática repercutiria na nossa atualidade, a respeito do fascismo e do nazismo.


Labirinto verde tem seu mérito e está na segunda colocação porque consegue fazer o hibridismo entre narrativa mítica, histórica e ambiental, um tema tão emergente do nosso tempo contemporâneo.


Anos luz que apareciam na primeira colocação das séries de 2022, aparecem na terceira colocação das melhores séries dos últimos 3 anos. Them está na quarta colocação por conseguir discutir a problemática racista, e faz isso através de uma representação estética muito bem elaborada.


O gabinete de curiosidades de Guillermo del Toro aparece na quinta colocação de melhores séries dos últimos 3 anos pela aula de cinema que oferece. Round 6 está na sexta colocação por conta de trabalhar o jogo dramático de um reality show, mas de uma forma aprofundada, discutindo o conflito de gerações e portanto trabalhando muito bem a temática do tempo humano, porque, geralmente, tem algumas séries que trabalham com reality show, mas não conseguem ter a profundidade filosófica, sociológica como Round 6 tem.


Na sétima colocação, aparece Black Summer que traz uma estética contemporânea de narrativas sobre zumbis, com análise política/sociológica bem pertinente. Na oitava colocação, estão Borboletas Negras, que, de certa forma, ensaiam uma estética metafórica em uma narrativa dramática policial.


Sweet Tooth aparece na nona colocação, é uma poesia distópica porque em plena pandemia de covid-19, a gente tem contato com a narrativa na qual percebemos um olhar da infância para problemas tão sérios e graves da humanidade.


E por fim, na décima colocação está Ratched que traz um vigor cromático, associado a um trato narrativo, dramático policial, que pega e fideliza o espectador, que fica não só cativado pelo jogo de cores do cenário, do figurino, mas que esse jogo de cores, esteticamente, consegue fisgá-lo em relação ao tratamento psicológico do desenrolar dos personagens e da trama.


Sei que cada espectador/espectadora pode criar a sua própria lista. Essas listas que geralmente eu faço se justificam por conta do grupo de estudo Fala série, coordenado por mim e criado em decorrência do isolamento social e do distanciamento na pandemia, para mobilizar alunas/alunos,interessados em atravessar esse momento de uma forma lúdica, valorizando o interesse estético, em relação às obras audiovisuais de séries de streaming.


Acredito que segue o interesse em continuar assistindo a séries e propondo listas de melhores narrativas, porque a gente como espectador, espectadora, precisa valorizar a qualidade estética do audiovisual e essa qualidade une tanto a preocupação com a narrativa, com a criação imagética e com as leituras contextualizadas, sejam elas históricas, contemporâneas ou distópicas.


Melhores séries vistas em 2022:


1 - Anos luz (Estados Unidos/Amazon prime)


2 - O gabinete de curiosidades de Guillermo del Toro (Estados Unidos/México/Netflix)


3 - Black Summer (Estados Unidos/Netflix)


4 - Borboletas negras (França/Netflix)


5 - 42 dias de escuridão (Chile/Netflix)


6 - Crashing (Reino Unido/Netflix)


7 - 1899 (Alemanha/Netflix)


8 - The Crown - temporada 5 (Estados Unidos/Reino Unido/Netflix)


9 - Um lobo como eu (Estados Unidos/Amazon prime)


10 - Undone (Estados Unidos/Amazon prime)


Melhores séries 2019 - 2022


1 - O homem do castelo alto (Amazon prime/Estados Unidos)


2 - Labirinto verde (Netflix/França/Bélgica)


3 - Anos luz (Amazon prime/Estados Unidos)


4 - Them (Amazon prime/Estados Unidos)


5 - O gabinete de curiosidades de Guillermo del Toro (Netflix/Estados Unidos/México)


6 - Round 6 (Netflix/Coreia do Sul)


7 - Black Summer (Netflix/Estados Unidos)


8 - Borboletas negras (Netflix/França)


9 - Sweet Tooth (Netflix/Estados Unidos)


10 - Ratched (Netflix/Estados Unidos)

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page